segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CRUZEIROS BRASIL 2012 - 2013: 15 NAVIOS SENDO QUATRO INÉDITOS.

Com menos navios, porém roteiros mais extensos, 
a temporada que começa em novembro com mais opções 
de viagens à Argentina e ao Uruguai.

Entre 9 de novembro, com a chegada do Grand Mistral, da Ibero, e 22 de abril de 2013, quando o Splendour of the Seas deixa Santos em direção à Europa, acontece a próxima temporada brasileira de cruzeiros, que, como tudo na vida, pode ser analisada sob dois ângulos. Se por um lado trará o maior transatlântico que já visitou o litoral brasileiro (o MSC Fantasia, com capacidade para até 4.363 passageiros, inédito no país), por outro ele será apenas um dos 15 navios escalados para viajar pela nossa costa — na última temporada foram 17 e na penúltima, 20. Otimistas notarão que os cruzeiristas terão mais tempo a bordo e farão mais cruzeiros internacionais, já que o foco das operadoras agora são os roteiros de em média sete noites e com destino a Argentina e Uruguai, representando um aumento de 15% no número de viagens aos portos hermanos. Os pessimistas lembrarão que os minicruzeiros, mais acessíveis, praticamente sumiram da programação e o número de viagens ao Nordeste terá uma queda de 18% em relação ao último verão. E estarão todos certos.

Entre os navios serão quatros inéditos no litoral brasileiro, três a mais que na temporada passada. Além do MSC Fantasia, a armadora italiana trará o Magnifica pela primeira vez. A também italiana Costa Cruzeiros apresenta aos portos nacionais os Fascinosa e Favolosa. As duas empresas mantiveram o número de embarcações do verão passado (quatro), assim como a Ibero (três). Já a Pullmantur, que este ano não fará o polêmico cruzeiro para Fernando de Noronha, terá três navios, um a menos que em 2011/2012. A Royal Caribbean terá apenas uma embarcação, em vez das duas da temporada passada.

Apesar de constarem na lista da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), três navios terão embarques e desembarques apenas em Buenos Aires, com viagens pela costa brasileira: Costa Serena, Ibero Grand Celebration e MSC Musica. Se considerarmos apenas os navios que terão embarque e desembarque no solo brasileiro, o número inicial de 15 cairá para 12.

Cruzeiros mais longos rendem mais que os curtos. Apesar do potencial, o Brasil não é competitivo e perde para mercados como China, Austrália e Oriente Médio — diz o presidente da Abremar, Ricarco Amaral.

Estreantes. Novidades com sotaque italiano no porto do Rio
Dos quatro navios estreantes no litoral brasileiro (levando em consideração apenas a navegação de cabotagem), somente Fascinosa e Favolosa, ambos da Costa, terão embarque e desembarque no porto do Rio.

Novinho em folha, lançado este ano, e com capacidade para 3.800 passageiros, o Fascinosa fará 11 cruzeiros pelo país, todos com embarque e desembarque no Rio e em Santos. O primeiro, a partir de 13 de dezembro, será de quatro noites, com paradas em Búzios e Angra dos Reis, e os demais terão nove noites e escalas em Porto Belo (SC), Punta del Este e Buenos Aires. No dia 18 de março de 2013, a embarcação deixa o porto do Rio rumo à Europa, numa viagem de 21 noites até Veneza.

A bordo, a decoração inspirada nos clássicos do cinema é atualizada em uma atração high-tech, o cinema 4D, com uma tela de 18 metros quadrados. Mas se o clima do verão brasileiro não decepcionar, as grandes atrações a bordo serão as quatro piscinas, cinco jacuzzi e um parque aquático. Há ainda cinco restaurantes e spa da linha Samsara, exclusivo dos transatlânticos da companhia. Quadra poliesportiva e um campo de golfe completam as atrações do navio de 290 metros de comprimento e 1.508 cabines. O Fascinosa será palco de três cruzeiros temáticos: “Tango e milonga” (aulas e bailes de dança portenha), “Prata all’italiana” (aulas de culinária italiana) e o “Prata gourmet” (aulas sobre gastronomia e vinhos).

Apenas um ano mais velho, o Costa Favolosa é gêmeo do Fascinosa e também terá roteiros com embarques no Rio e em Santos entre 17 de dezembro e 5 de março. Serão 13 saídas, sendo sete (entre seis e oito noites) com destino a Salvador e paradas em Ilhéus. Haverá também cruzeiros de três e sete noites somente pelo litoral do Sudeste.

O navio oferece praticamente os mesmos serviços do irmão mais novo, mas se diferencia pela decoração, inspirada nos contos de fada. O parque aquático infantil é decorado com temática de castelos e piratas.

E se não chega a ser um príncipe encantado, Roberto Carlos será a principal atração a bordo, durante seu cruzeiro “Emoções em alto-mar”. Haverá ainda outros três roteiros temáticos: “Fitness” (que esse ano terá até aula de MMA), “Bem-estar” e “Dançando a bordo” (com Carlinhos de Jesus).

Outro transatlântico da companhia que terá saídas do Rio é o Costa Fortuna, velho conhecido dos mares brasileiros. Com capacidade para 3.470 pessoas, terá dez roteiros de oito e nove noites para Buenos Aires e Punta del Este, entre os dias 18 de dezembro e 15 de março.

Entre os destaques do Fortuna está o Club Conte Grande 1927. Com seu teto transparente, os hóspedes podem contemplar as estrelas.

Gigante. O maior navio da temporada
O exagero é traço marcante tanto da alma italiana quanto do negócio de cruzeiros marítimos. Então não é surpresa que uma das principais armadoras daquele país seja a responsável pelo maior transatlântico que já visitou a costa brasileira. Estamos falando do MSC Fantasia, que estreia no Brasil com seus 333 metros de comprimento e capacidade para 4.363 passageiros. Ele é uma das novidades da MSC para a temporada nacional. A outra é o Magnifica, para 3.223 hóspedes. Mas o carioca que quiser embarcar em um deles terá que ir até Santos. Outra novidade da empresa: em todos os navios em operação há uma nova fragrância, criada especialmente para a MSC, que remete aos aromas mediterrâneos.

Se o tamanho do Fantasia impressiona por fora, o design a bordo quer causar o mesmo impacto por dentro. A decoração do lobby, por exemplo, assinada pelo escritório italiano De Jorio, tem uma escada com degraus decorados com cristais Swarovski e pilares e bancadas de mármore e madeira. Uma das quatro piscinas comuns, na área Lido Catalano, apresenta decoração inspirada nos mosaicos de Gaudí para o Parc Guel, em Barcelona. O navio, lançado em 2009, tem ainda teatro com 1.500 lugares e cinco restaurantes.

Mas a grande novidade que o gigante italiano traz ao Brasil é o Yatch Club, uma espécie de primeira classe de acesso restrito, com 71 suítes e serviços exclusivos, como piscinas, restaurantes e mordomo 24 horas. A área estará disponível em todas as oito saídas do Fantasia (de seis a oito noites) que terão embarque e desembarque em Santos e paradas em Ilha Grande, Búzios e Salvador. A temporada do navio vai de 27 de novembro a 5 de março, e os cariocas que não quiserem ir até o litoral paulista para embarcar poderão vê-lo de longe durante o réveillon, quando estiver ancorado em frente a Copacabana.

Outro navio da armadora que vem pela primeira vez ao Brasil é o Magnifica, de 2010, que também terá saídas somente de Santos. Ele será um dos recordistas de roteiros, com 21 saídas entre 13 de novembro e 28 de março, sendo a maioria de sete noites com paradas em Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires.

Um destaque da embarcação é o fato que 80% de suas 1.259 cabines possuem varanda. Quando não estiverem em uma das cinco piscinas (uma delas com teto retrátil) ou seis jacuzzi, os passageiros poderão se divertir no boliche, no centro esportivo, no teatro e — por que não? — na biblioteca. O Magnifica receberá ainda dois cruzeiros temáticos. No “Qualidade de vida”, a programação é voltada aos hábitos saudáveis, incluindo exercícios e aulas de ioga e meditação. No “Baila comigo”, haverá aulas dos mais variados ritmos.

De certa maneira, o navio que a empresa escolheu para ter embarques e desembarques no Rio também é novidade. Pelo menos na Praça Mauá. O Orchestra, que até então só havia operado na temporada brasileira a partir de Santos, comporta os mesmos 3.223 hóspedes do Magnifica, do qual é gêmeo, com quase a mesma estrutura (não tem o boliche, por exemplo, mas tem biblioteca). A embarcação fará 16 viagens, de duas a oito noites, com roteiros variados, como litoral paulista, Salvador e Buenos Aires/Punta del Este.

Uma tradição de cara nova
Num mercado sempre em buscas de novidades, um navio escalado para sua sexta temporada na costa brasileira não deveria chamar atenção. Mas não se ele for o Splendour of the Seas, da Royal Caribbean. O transatlântico, lançado em 1996, passou por uma reforma no ano passado e volta ao Brasil de cara nova. Um dos destaques é o novo restaurante asiático Izumi, com a melhor vista externa. O menu do Viking Crown Lounge e a churrascaria Chops Grille são outras novidades. Das 915 cabines, 124 são novas e com varandas. E, desde fevereiro, cada uma delas está equipada com um iPad, com informações sobre o cruzeiro. Um moderno telão ao lado da piscina e uma galeria dedicada ao artista plástico Romero Britto também são inéditos por aqui. Para 2.074 hóspedes, o Splendour fará 20 viagens saindo de Santos (preços por pessoa em cabine dupla a partir de R$ 559), com duração entre três e sete noites, e dois roteiros: praias (Búzios, Ilha Grande e Ilhabela) e Buenos Aires e Punta del Este.

Outros roteiros. Viagens para Caribe ou Patagônia a partir do Rio
Fora da navegação de cabotagem, contabilizada pela Abremar, o Rio será ponto de partida de pelo menos outros quatro navios inéditos no país. Um dos mais badalados é o Azamara Quest, da Azamara Club, empresa do grupo Royal Caribbean.

A embarcação, para 694 passageiros, terá duas saídas da cidade com destino a Buenos Aires. A primeira, de nove noites, a partir de 18 de dezembro, terá paradas em Búzios, Paraty, Ilhabela, Porto Belo e Punta del Este. A segunda, em 5 de janeiro, de dez noites, terá escala extra em Montevidéu.

No fim da temporada, em 12 de fevereiro, o Quest parte do Rio para Miami, numa viagem de 18 noites e paradas em Recife, Belém e portos do Caribe. O charme do navio é seu tamanho reduzido. Das 347 cabines, 300 têm vista para o mar. Um restaurante de comida mediterrânea dá um toque de sofisticação à embarcação, do ano 2000.

Os cariocas também poderão embarcar num dos navios mais luxuosos presentes na costa brasileira, o Silver Cloud. O transatlântico da Silversea Cruises chega ao porto do Rio em 14 de dezembro, vindo de uma viagem de 15 noites desde Bridgetown, em Barbados. No dia seguinte parte para um cruzeiro de sete noites rumo a Buenos Aires, com paradas em Paraty, Santos, Punta del Este e Montevidéu. O navio, para 296 passageiros, foi remodelado este ano. Os restaurantes, entre eles o Le Champagne (o único ligado à rede Relais & Châteaux dentro de um navio), também estão de cara nova e 90% das cabines com varanda tiveram os banheiros ampliados.

Outra novidade é o Maasdam, da Holland America, para 1.258 passageiros. O roteiro “Amazon and carnaval explorer” começa no Rio no dia 10 de fevereiro com destino a Fort Lauderdale. Serão 26 dias de viagem, que inclui Manaus, Parintins, Alter do Chão e paradas no Caribe.

Viagem longa também está no cardápio do britânico Adonia (P&O Cruises), que partirá do Rio no dia 9 de fevereiro com destino a Valparaíso, no Chile, passando pelo mítico Canal de Beagle, na Terra do Fogo, em um roteiro de 21 noites. Menor (710 passageiros), consegue se aproximar dos glaciares. Mas não permite crianças; é um cruzeiro adult only.
Eduardo Maia – O Globo
 Subscribe in a reader


Nenhum comentário:

Postar um comentário