terça-feira, 10 de dezembro de 2013

EDMIR SILVEIRA - A solidão e o Facebook

Talvez para quem tenha crescido acostumado a encontrar os amigos pessoalmente para desabafar, para pedir socorro, a coisa seja ainda pior. 

Sempre fico surpreso pelo números de “amigos” no meu FB, e, às vezes, muito alegre por me lembrar de boa parte deles, que me remetem à várias fases da minha vida.

Mas, na hora que a solidão bate com força a coisa muda de figura. E essas centenas de “amigos” não mudam a dor emocional de uma separação, nem da saudade de um ente querido que se foi, aumentando mais ainda a falta e a sensação de vazio.

Numa dessas horas, em que a gente busca um amigo porque está pesado suportar sozinho aquele momento e até sua própria alma parece que vai desistir e abandonar você, resolvi abrir o bate-papo do FB. Resolvi procurar um amigo ou amiga que me desse colo.

Haviam dezenas ou centenas de “amigos” online. Depois de trocar palavras com uns poucos que achei que me perguntariam, com real interesse, como eu estava de verdade, daquele jeito que nos dá espaço para falar sobre nossas emoções, fui ficando ainda mais solitário. Não aparecia uma fresta sequer, naquelas conversas, onde pudesse colocar minha tristeza.

Fiquei mais de meia hora indo pra cima e pra baixo daquela lista grande de nomes, buscando apenas um que me ajudasse a passar aquele momento.

Cheguei a triste conclusão que quando a dor é real, a realidade virtual não a alcança. Ela não tem braços pra abraçar, não tem calor pra aquecer o frio da alma. Não tem colo pra te dar. E não chora junto com você. E nem ajuda a secar as suas lágrimas com aquele toque de gente, humano, quente, de quem está ali dando atenção à sua dor. Mostrando que se importa com você  dando, não seu tempo virtual, mas seu tempo real, parte de sua vida, para te ajudar.

Às vezes, precisamos sentir que outro ser humano, de carne e osso, compreende nossos sentimentos e está ali se importando com a gente. Aqueles ícones de carinhas amarelas, tristes ou sorridentes, ou a utilização de caracteres para expressar emoções, passam a kilometros de distância de um abraço forte e confortante de um amigo(a) de verdade.

Nada, nunca, vai substituir um amigo. Nossa alma precisa do toque humano, do calor, da compaixão.

Ter muitos amigos no FB quer dizer, apenas, saber se comunicar bem. Ter amigos verdadeiros, na vida real, é uma das mais importantes conquistas que se pode alcançar na vida.


Clique abaixo e leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário