quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BARUCH SPINOZA - Pensamentos 1

Se os homens tivessem no silêncio a mesma capacidade que têm no falar o mundo seria muito mais feliz.”

As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas só temos um conhecimento parcial e estamos na completa ignorância da ordem e da coerência da natureza como um todo.”

Paz não é a ausência de guerra; é uma virtude, um estado mental,uma disposição para a benevolência, confiança e justiça.”

É livre a pessoa se pode avançar abertamente sem ter de utilizar artimanhas.”   

Deixo cada um viver segundo a sua compleição, e aceito que os que assim o queiram morram pelo que acreditam ser o seu bem, contanto que me seja permitido, a mim, viver pela verdade.”

A mente humana é parte do intelecto infinito de Deus.”

Os homens são mais conduzidos pelo desejo cego do que pela razão.”

A paixão sem a razão é cega, a razão sem a paixão é inativa.”

Não é pelas armas, mas pelo amor e pela generosidade que se vencem as almas.”

O homem livre não pensa em nada a não ser na morte; e a sua sabedoria é uma meditação não sobre a morte, mas sobre a vida.”

Tenho evitado cuidadosamente rir-me dos actos humanos, ou desprezá-los; o que tenho feito é tratar de compreendê-los.”

A felicidade é a compreensão lógica do mundo e da vida.”

 Subscribe in a reade

Clique abaixo e leia também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário